Esporte - EUA

Esporte - EUA

O esporte nos Estados Unidos é uma parte importante na cultura do país, o país tem uma cultura associada ao esporte desde a escola até por questões de saúde pública , os esportes recebem muitos incentivos fiscais do governo, também conseguem atrair muito o público e os patrocinadores.

Esporte em equipe
No país, são os mais apreciados e também os que contém a maior audiência de público, tanto nos estádios quanto na televisão. As quatro liga profissionais mais populares são conhecidas como "Big Four" (quatro grandes).

Futebol americano

É considerado o esporte mais popular do país, a primeira divisão universitária (NCAA) contém jogos transmitidos nacionalmente, a principal liga profissional, a NFL, concentra a maior audiência e média de público entre os esportes, a final da liga (o Super Bowl) é o evento de maior audiência da TV americana.Esporte que surgiu de uma variação do rugby no país, é praticado em escolas, faculdades e ligas profissionais, nas escolas primárias é praticado a categoria flag, que não contém os tradicionaistackles no esporte.

Baseball

Um jogo disputado em nove entradas(inning)onde as equipes se defendem e atacam. Praticado por varios paises mas com um grande sucesso no Estados Unidos, consiste em rebater a bola para o mais longe possível das bases e percorrer as quatro bases. O ponto é marcado pelo jogador e não pela bola. A liga profissional MLB é a mais antiga em atividade, tendo sido fundada em 1903.

Basquetebol

Considerado o esporte mais praticado no país, popular principalmente entre a população negra, sua principal liga, a NBA é a que tem mais audiência no exterior.

Hóquei no gelo

Popular principalmente no norte do país e no Canadá, de onde o esporte se originou. Sua liga, a NHL, se expandiu para estados do sul, como Califórnia, Texas, e Flórida, para popularizar o esporte em regiões quentes.

Futebol

Segundo esporte estrangeiro mais popular do país, é mais popular entre imigrantes e mais praticados pelo público feminino, recentemente tem se tornado um dos mais praticados em escolas primárias. Sua principal liga, a MLS, foi fundada como pré-requisito para que os Estados Unidos sediassem a Copa do Mundo FIFA de 1994.

Lacrosse

Esporte de origem dos nativos do pais, é jogado em campos ou em quadras, e contém maior popularidade no Médio Atlântico e Nova Inglaterra. A liga profissional NLL vê crescimento de popularidade, e a liga universitária é a que atrai mais público na NCAA (a de futebol americano não é gerida pela própria entidade).
Esportes individuais
Golf

O golf é o esporte individual mais praticado no país principalmente em atividade recreacional, existem milhares de clubes de golf no país, principal liga é a PGA Tour.

Tênis

Tênis é jogado em níveis de segundo grau e em faculdades, o país é sede de um dos torneios deGrand Slam o US Open.

Boxe

O boxe profissional é um dos maiores esportes dos Estados Unidos desde o século XIX, mas recentemente vem perdendo campo para lutas MMA.
Esportes motores desde o início do século XX são muito populares no país, ao ponto de atrair centenas de milhares de pessoas aos autódromos do país.
No início as corridas eram disputadas em circuitos de rua, mas devido a falta de segurança começaram a transferir as corridas parahipódromos, com o passar dos anos começaram a ser construídos circuitos exclusivos para esportes automotores.
Tradicionalmente as categorias de maior audiência são as de ogirem no próprio pais, já que abrigam várias corridas no país inteiro e pelo fato do fuso-horário das categorias européias dificultar a popularização dessas categorias.
Automobilismo

NASCAR

A NASCAR é a principal categoria de stock car do país e também a que atrai a maior audiência principalmente no sul, sua principal corrida é a ddaytona 500 que abre a temporada, todas as mais de 30 etapas são disputadas em solo americano, e costumam atrair grandes multidões.

Indy Racing League

A Indy Racing League é a segunda maior categoria automobilística do país, sua principal corrida, as 500 milhas de Indianápolis ainda é a que atrai maior audiência e também é o evento esportivo de maior público do mundo, estimado em mais de 500 mil pessoas, nas últimas décadas começou uma expansão atraindo pilotos estrangeiros e hospedando corridas em outros países.